Blog - Espaço Leboyer

20 fev 2018

Como ajustar o sono do bebê com a mudança do horário de verão?

Dicas de como ajustar o sono do bebê e as sonecas, com a mudança do horário de verão.

Termina ou começa o horário de verão e a confusão se inicia! Se nós adultos já ficamos com o sono bagunçado, nos sentimos cansados e precisamos ajustar nossa rotina de sono, imagine os bebês.

É importante que os pais não se esqueçam que os bebês seguem o ritmo do sol, do dia e noite, portanto, é natural que seu sono siga o horário do sol se pôr, e não o horário do nosso relógio.

Seguindo algumas dicas simples porém fundamentais, geralmente após 1 semana o bebê entra no novo ritmo e adapta-se, ajustando o sono do bebê de forma gradual e saudável e o mais importante, sem causar distúrbios do sono ou despertares noturnos.

1 – Mantenha a rotina anterior: tente manter exatamente a mesma rotina do dia e do sono da noite, seguindo o horário antigo.

2 – Ajuste gradualmente: a cada dia, tente adaptar os horários do sono da bebê e a soneca do dia, ajustando de 15 em 15 minutos.

3 – Fique atento aos sinais de sono: é natural que o bebê siga a luz do dia, portanto, fique atento aos sinais de sono, tanto nas sonecas quanto à noite, e assim que demonstrar estes sinais, coloque o bebê para dormir. Um bebê cansado luta muito mais contra o sono quando passa da hora ideal de dormir.

4 – Estabeleça uma rotina de sono: se seu bebê ainda não tem uma rotina de sono é hora de estabelece-la. Escolha um ritual agradável que venha antes da hora de dormir como massagem, banho relaxante, ler um livro, cantar uma música etc. O importante é que ele seja igual todas as noites e inicie sempre no mesmo horário.

5 – Banho de sol: leve o bebê para passeios ao ar livre várias vezes ao dia e principalmente de manhã ao acordar e no final da tarde, assim ele ajustará mais rapidamente seu relógio biológico.


Postado por Cindy Ferrari

Consultora Materno Infantil, Enfermeira pós graduada em Pediatria e Neonatologia pela USP, especialista em diversos Cuidados Naturais para mães e bebês. Cindy Ferrari é mãe do Pedro e do Lucas, idealizadora e fundadora do Espaço Leboyer de Apoio Materno Infantil.

Categorias

Buscar

Receba notícias