Blog - Espaço Leboyer

24 mar 2020

Como preparar o banho de balde com chá de camomila?

Todos sabem que Camomila nos remete à calma, serenidade e cuidado. Você sabia que ela pode ser utilizada no banho do bebê? Segundo Cindy Ferrari, Enfermeira Materno Infantil do Espaço Leboyer, Especialista e Professora do Curso Toque de Amor (Massagem Shantala, Banho de Ofurô, Aromaterapia e Sling) há mais de 10 anos, o banho terapêutico para bebês pode ser feito após a massagem Shantala e até mesmo inserido na rotina do dia a dia, pois a Camomila proporcionado inúmeros benefícios aos bebês como:

1. É muito relaxante
2. Alivia cólicas
3. Ajuda a criança a ter um sono mais tranquilo
4. Tem ação antiinflamatória
5. Ajuda na cicatrização de lesões por alergia ou assadura.
6. Ajuda a reduzir dor muscular da vacina

 

Como preparar?

1. Coloque uma xícara de chá da planta camomila (equivalente a 1 saquinho destes de plantas naturais) em 500ml água quente.
2. Espere o chá ficar bastante concentrado.
3. Se preferir você pode coar o chá, para que o bebê não saia cheio de florzinhas grudadas no corpo, mas se sair, não há problemas algum, basta tirar com a toalha ao secar.
4. Espere ficar em temperatura morna e ideal para o banho (a mesma temperatura de banho que o bebê já está acostumado).
5. Utilize 1 xícara do chá de camomila preparado para misturar à água do banho do bebê. O restante do chá guarde na geladeira e vá utilizando nos próximos banhos.

 

Dúvidas frequentes

1. Quanto tempo deixar o bebê neste banho?
R: O mesmo tempo do banho comum relaxante. Um indicador importante é a temperatura da água. Começou a ficar fria, hora de terminar!

2. Posso usar chá de camomila de saquinho?
R: Sim. Você pode utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Porém o mais indicado para a pele do bebê é sempre a planta natural, que não foi processada industrialmente. Mas numa situação de “emergência” pode usar sim que também funciona perfeitamente.

3. Posso usar em todos os banhos do bebê?
R: Sim. Mas lembre-se, o objetivo deste banho é realmente relaxar o bebê. Se é um banho antes de passear, não faz sentido, pois o bebê estará bem ativo. Dê preferência para aqueles dias que o bebê está agitado, com cólicas, no dia da vacina, com dificuldade para dormir ou doentinho.

4. Posso usar chá de camomila no banho tradicional de banheira?
R: Claro! O efeito da camomila será o mesmo. Eu indico o banho de balde pelo simples fato de que seriam 2 estratégias de relaxamento para o bebê, tornando o banho altamente relaxante, seria com certeza uma noite de sono perfeita para o bebê e para os pais (que delícia!).

 

Novo Curso Toque de Amor agora Online

Quer mais informações sobre o novo Curso Online, um novo formato do tradicional Curso Toque de Amor: Shantala, Banho de Ofurô, Aromaterapia e Sling? Entre em contato conosco clicando aqui.

Postado por Cindy Ferrari

Consultora Materno Infantil, Enfermeira pós graduada em Pediatria e Neonatologia pela USP, especialista em diversos Cuidados Naturais para mães e bebês. Cindy Ferrari é mãe do Pedro e do Lucas, idealizadora e fundadora do Espaço Leboyer de Apoio Materno Infantil.

Categorias

Buscar

Receba notícias