Blog - Espaço Leboyer

28 abr 2020

12 Dicas fudamentais para o Sucesso da Amamentação

Não há dúvidas de que o melhor alimento do mundo para o seu bebê é o seu leite materno. Ele é completo e prático pois está sempre pronto para o seu bebê. Além dos inúmeros benefícios já conhecidos, o bebê amamentado sente-se amado e protegido, sendo a amamentação um dos momentos mais inesquecíveis e especiais para mãe com a chegada do bebê.

Mas o que não nos contam quando estamos grávidas é que nem tudo são flores na maternidade, e a amamentação pode ser muito difícil e dolorosa no início, até que finalmente a mãe alcance uma amamentação plena e prazerosa. Muitas mães não possuem o apoio emocional e físico necessários para uma boa amamentação inicial e acabam desistindo de amamentar os seus filhos.

Confira 12 dicas preciosas para garantir o Sucesso da Amamentação:

1. Procure um locar tranquilo e confortável: a hora de amamentar deve ser feita num local calmo e você também deve estar, pois se você pega o bebê ansiosa ou chorosa o bebê sentirá e com isso dificultará o aleitamento.

2. Procure uma posição confortável, você pode usar travesseiro ou almofada de amamentação, pegue o bebe no colo coloque ele de forma que ele fique barriga com barriga, pele com pele.

3. Não faça intervalos longos durante as mamadas, se perceberem que o bebe já esta com fome, amamente-o: estar no peito acalma o bebe, sacia a fome, ele se sente seguro e amado.

4. Uma boa pega é aquela que o bebê abocanha a aréola e não o mamilo, o peito da mãe se adapta a boca do bebe, assim que você coloca na boca do bebe ela se encaixa perfeitamente.

5. Para saber se a pega do bebê está correta verifique se o bebe faz a tão famosa boca de peixinho, isso mesmo, dessa forma ele consegue sugar melhor o leite materno.

6. Se ouvir barulho durante a amamentação, como estalos ou som semelhante ao beijo, são sinais de que a pega não esta correta, você deve retira-lo do peito e reiniciar a mamada.

7. Para tirar o bebê do peito, coloque sempre o dedo mindinho no canto da boca do bebe, isso faz com que ele solte o seio tranquilamente sem machucá-lo.

8. Dor e fissuras são um sinal muito importante, portanto fique atenta! Se sentir dor intensa ao amamentar é sinal de que a pega do bebe não esta correta. Procure ajuda com uma Consultora de Amamentação para orientá-la.

9. Para uma boa produção de leite, beba muita água, alimente-se de forma saudável e descanse nos intervalos das mamadas.

10. Caso você tenha uma produção excessiva recomenda-se fazer ordenha das mamas, para o leite não empedrar. Você pode fazer doação para um Banco de Leite, procure informar-se na sua cidade.

11. Se for fazer uso de protetores nos seios, procure manter limpos e secos, pois a umidade pode causar candidíase, uma infecção por fungo.

12. Não se preocupe se seu mamilo for plano ou invertido, o que o bebê deve pegar é a aréola, com o estímulo da amamentação o mamilo pode projetar-se para fora aos poucos.


Postado por Cindy Ferrari

Consultora Materno Infantil, Enfermeira pós graduada em Pediatria e Neonatologia pela USP, especialista em diversos Cuidados Naturais para mães e bebês. Cindy Ferrari é mãe do Pedro e do Lucas, idealizadora e fundadora do Espaço Leboyer de Apoio Materno Infantil.

Categorias

Buscar

Receba notícias