Blog - Espaço Leboyer

17 mar 2020

A importância do Plano Pós Parto

Muito se fala hoje sobre o Plano de Parto, mas e o Plano Pós Parto, você gestante já montou o seu?

Durante a gravidez, a mulher se prepara em muitos aspectos para a chegada do bebê, dando ênfase principalmente ao enxoval e planejando detalhes do parto. O Plano de Parto é um Instrumento importante, reconhecido e considerado em diversos Hospitais e Maternidades do país. Trata-se de um documento que contém todas as informações sobre as escolhas da mãe sobre o seu parto. O Plano de Parto surgiu para promover a Humanização do Parto e principalmente respeitar as escolhas da mulher, empodeirando-a sobre seu próprio corpo, conscientizando-a sobre seu próprio processo de gestação e parto.

Mas poucas gestantes conhecem o Plano Pós parto, ou preocupam-se em se organizar para o período pós parto, em aspectos muito simples, como pensar: quem cuidará das tarefas de casa enquanto ela se dedica ao bebê? Quem preparará as refeições? Quem a auxiliará para que consiga descansar, mesmo que períodos curtos? Se ela não tiver ajuda e for ficar sozinha em casa com o bebê como organizará a rotina bebê + cuidar da casa + cuidar de si? É possível dividir algumas tarefas com o marido ou outro familiar?

Outro aspecto muitíssimo importante, e que infelizmente as mães e pais só se preocupam ou só descobrem vivenciando o pós parto, é como ficará o sono da família toda com a chegada do bebê? Todo mundo já ouviu dizer que uma das maiores dificuldades do puerpério é enfrentar a privação de sono ou o sono “picadinho”.

Procurar se informar como será o sono do bebê nas diferentes idades, desde o nascimento é fundamental para planejar o sono dos pais no pós parto e principalmente da mãe que ficará a maior parte do tempo com o bebê.

Montar um Plano Pós Parto que inclua: as tarefas da casa, os cuidados com o bebê, a nova rotina da família e o Planejamento do Sono é fundamental para um pós parto sadio, leve, menos cansativo e estressante e permite curtir muito mais o bebê e este momento tão único que é ter um recém nascido em casa.


Postado por Cindy Ferrari

Consultora Materno Infantil, Enfermeira pós graduada em Pediatria e Neonatologia pela USP, especialista em diversos Cuidados Naturais para mães e bebês. Cindy Ferrari é mãe do Pedro e do Lucas, idealizadora e fundadora do Espaço Leboyer de Apoio Materno Infantil.

Categorias

Buscar

Receba notícias