Blog - Maternidade Natural

12 jun 2018

Seu bebê está dormindo o suficiente?

Como Especialista e Consultora em Sono do bebê, muitos pais me perguntam se o seu bebê dorme uma quantidade de horas ideal, nas sonecas do dia e no sono da noite.

Atualmente muitos estudiosos dedicam-se a descobrir quantas horas o bebê precisa dormir em cada faixa etária, afinal, sabe-se que o sono está diretamente relacionado com um desenvolvimento saudável. Durante o sono o bebê cresce, ganha peso e fixa todo seu aprendizado que é intenso nos primeiros anos de vida. As pesquisas indicam que um bebê que não dorme bem, pode apresentar diversos problemas cognitivos e até emocionais futuramente.

Existem diversas tabelas de sono que sugerem uma média de quantas horas que o bebê precisa dormir para ser saudável, mas obviamente, quando falamos de média, significa que alguns bebês podem apresentar maior ou menor necessidade de sono.

Mas então como saberei se meu bebê está dormindo  suficiente? Muito simples: observe o humor do seu bebê e o comportamento. Ele está muito agitado, choroso, irritado, só quer colo? Então, certamente seu bebê precisa dormir mais!

Veja abaixo o que os estudiosos recomendam atualmente, de forma bastante ampla e resumida, o tempo de sono ideal nas 24 horas para o bebê, do nascimento aos 5 anos de idade, quando finalmente o sono torna-se parecido com o padrão de sono do adulto:

Recém nascido: 18 horas + diversas sonecas curtas
3 a 6 meses: 15 horas, composto de sono da noite + 5 sonecas
6 a 9 meses: 14 horas, composto de sono da noite + 3 sonecas
9 a 12 meses: 13 horas, composto de sono da noite + 2 sonecas
12 a 18 meses: 13 horas, composto de sono da noite + 2 sonecas
18 meses a 5 anos: 13 horas, composto de sono da noite + 1 soneca

 

E então, seu bebê está dormindo o suficiente?

 

Por Cindy Ferrari

Consultora Materno Infantil, Enfermeira Pediatra pela USP, especialista em Amamentação, Sono Infantil e diversos cuidados para mães e bebês. Cindy Ferrari é mãe do Pedro e do Lucas, idealizadora e fundadora do Espaço Leboyer de Apoio Materno Infantil.

Blog Espaço Leboyer

Blog de saúde, educação e conexão entre pais e filhos. Escrito pelas idealizadoras do Espaço Leboyer, as Especialistas Cindy Ferrari, Enfermeira Pediatra e  Consultora Materna e Roberta Gelain, Psicóloga e Coach de pais e filhos. Siga nas redes sociais:

icon-facebookicon-instagramicon-youtube

Categorias

Buscar

Receba notícias